Câmara de São Francisco aprova projeto do executivo em benefício das pessoas idosas

por adm publicado 20/06/2023 08h20, última modificação 20/06/2023 08h20

Os vereadores da Câmara de São Francisco aprovaram recentemente, um projeto de lei que autoriza o poder executivo a celebrar um convênio com as instituições de apoio as pessoas idosas. O Projeto de Lei nº 014/2023 celebra a parceria com os Centro de Amparo à Velhice Jesus, Maria e José e Casa do Caminho , com o objetivo de conceder auxílio financeiro mensal.

Conforme o Projeto as casas de apoios , desempenham um papel fundamental no acolhimento e na assistência às pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social. Essas entidades oferecem serviços essenciais, como moradia, alimentação, assistência médica e atividades de lazer e convivência, contribuindo para o bem-estar físico, emocional e social desses indivíduos.

No entanto, essas instituições muitas vezes enfrentam dificuldades financeiras para manter seus serviços e garantir o atendimento adequado. Nesse sentido, o auxílio financeiro mensal proposto por este projeto de lei tem o objetivo de proporcionar um suporte financeiro necessário para que as instituições possam continuar desempenhando seu importante trabalho.

Além disso, a concessão do auxílio financeiro contribui para fortalecer a rede de proteção social, promovendo a inclusão e a melhoria da qualidade de vida dessa parcela da população. Ao oferecer recursos financeiros, o poder público está reconhecendo a importância do trabalho desenvolvido pelas instituições de apoio e contribuindo para a sua sustentabilidade.

O auxílio financeiro mensal proposto neste projeto de lei é uma forma concreta de garantir que as instituições tenham recursos para suprir as necessidades básicas das pessoas assistidas, como alimentação adequada, medicamentos, cuidados de saúde e bem-estar. Além disso, o apoio financeiro pode ser utilizado para a contratação de profissionais capacitados, melhoria das instalações físicas e promoção de atividades recreativas e culturais, proporcionando uma maior qualidade de vida para os idosos.

Cabe ressaltar que a concessão do auxílio financeiro é uma medida de caráter emergencial e temporário, que visa suprir uma demanda imediata. É importante que o poder público também invista em políticas de longo prazo para o envelhecimento saudável e inclusivo, como a promoção de políticas de saúde, habitação adequada, acessibilidade e oportunidades de participação social.

Nesse sentido, este projeto de lei busca estabelecer parcerias entre o Poder Executivo Municipal e as instituições de apoio aos idosos, reconhecendo a importância do seu trabalho e oferecendo um suporte financeiro para que possam continuar desempenhando suas atividades de forma eficiente e sustentável.

fonte: Blog do Fábio Kamoto.